Exame Logo

Racionamento termina hoje e energia sobe

Termina hoje em todo o país o racionamento de energia elétrica, que durou noves meses e obrigou a população a reduzir em 20% o consumo de energético em suas residências. Junto com o fim do racionamento, começa a valer também nesta sexta-feira o aumento de 2%, em média, nas contas de luz. A porcentagem é […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h56.

Termina hoje em todo o país o racionamento de energia elétrica, que durou noves meses e obrigou a população a reduzir em 20% o consumo de energético em suas residências. Junto com o fim do racionamento, começa a valer também nesta sexta-feira o aumento de 2%, em média, nas contas de luz. A porcentagem é o preço de contratação das usinas emergenciais de energia, uma espécie de seguro contra um futuro racionamento. A tarifa vale até junho de 2006 e será reajustada a cada três meses.

O fim do consumo controlado de energia afeta as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A região Norte já estava liberada do racionamento desde o dia 1º de janeiro. De acordo com a Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (GCE), a economia de energia durante oo racionamento foi de 26 mil MWh. A economia é equivalente ao consumo de três estados do tamanho do Espírito Santo pelo período de um ano.

Veja também

A GCE garante que o país está livre do risco de racionamento em 2002. A partir de amanhã, o nível dos reservatórios das regiões Centro-Oeste e Sudeste deve cheguar a 64% da capacidade e os do Nordeste em 55%, , segundo cálculos do governo. O ministro de Minas e Energia, José Jorge, estima que até o fim de março os reservatórios alacancem 70% da capacidade. Na quarta-feira desta semana, os reservatórios das reagiões Sudeste e do Centro-Oeste atingiram 61,78% e os do Nordeste 53,9% de sua capacidade.

Os bancos voltam a operar no horário normal a partir do dia 11 deste mês. Os caixas eletrônicos também já podem funcionar 24 horas. Por causa do racionamento, desde junho de 2001 os bancos foram proibidos de atender após às 15h00 e os caixas eletrônicos só podiam funcionar das 6h às 22h.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame