Produção global de aço cresce 1,9% em junho

A produção mundial subiu para 132 milhões de toneladas em junho em relação ao mesmo período do ano passado

Londres - A produção mundial de aço subiu 1,9 por cento, para 132 milhões de toneladas em junho em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Mundial de Aço (Worldsteel), divulgados nesta segunda-feira.

A produção de aço da China, maior produtor mundial, subiu 4,6 por cento em junho, para 64,7 milhões de toneladas, apesar da indústria no país enfrentar excesso de capacidade e preços fracos pela liga metálica. A produção da Ásia como um todo cresceu 3,5 por cento.

Na União Europeia, onde a demanda por aço foi duramente atingida por medidas de austeridade, houve queda de 3,5 por cento, para 14,2 milhões de toneladas no mesmo período. Tanto Alemanha quanto Itália, os dois maiores produtores na região, cortaram produção em 2,2 e 10,3 por cento, respectivamente.

As siderúrgicas nos Estados Unidos reduziram a produção em apenas 0,2 por cento, para 7,221 milhões de toneladas. Uma recente medida de defesa comercial deve impulsionar os preços domésticos de alguns produtos e poderá apoiar a produção nos próximos meses.

Outra grande região produtora, a Comunidade dos Estados Independentes, ampliou produção ligeiramente em junho, em 0,8 por cento, para 9,318 milhões de toneladas.

Na semana passada, o Instituto Aço Brasil (IABr) havia informado alta de 2,7 por cento na produção siderúrgica do país, para 2,83 milhões de toneladas .

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.