Economia

Produção de petróleo da Arábia Saudita sobe 3% em maio

National Commercial Bank informou em nota que a produção média de petróleo dos sauditas pode cair 400 mil barris por dia em 2013


	Produção norte-americana de petróleo aumentou para o maior nível em 21 anos por causa da descoberta de poços de xisto nas formações rochosas abaixo das planícies do Texas e de Dakota do Norte
 (David McNew/Getty Images)

Produção norte-americana de petróleo aumentou para o maior nível em 21 anos por causa da descoberta de poços de xisto nas formações rochosas abaixo das planícies do Texas e de Dakota do Norte (David McNew/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Dubai - A Arábia Saudita produziu 9,6 milhões de barris de petróleo por dia em maio, um volume maior que o apurado no mês anterior, disseram neste sábado duas pessoas familiarizadas com a política saudita. O país reduziu a produção em quase 5% em dezembro, em resposta à menor procura - principalmente dos asiáticos -, o maior corte já feito em cerca de três anos. Repetidas vezes, a Arábia Saudita reforçou o seu compromisso em satisfazer as necessidades de seus clientes.

O National Commercial Bank informou em nota que a produção média de petróleo dos sauditas pode cair 400 mil barris por dia em 2013, à medida que o país restringe a oferta para cumprir a meta estipulada pela Opep. A Arábia Saudita deve produzir, em média, quase 9,5 milhões de barris por dia neste ano, ante 9,92 milhões de barris por dia em 2012, de acordo com o banco.

No mês passado, a Opep manteve o teto para produção de petróleo em 30 milhões de barris por dia, uma medida amplamente esperada. Mas a reunião foi ofuscada por preocupações sobre a crescente ameaça do petróleo de xisto.

A produção norte-americana de petróleo aumentou para o maior nível em 21 anos por causa da descoberta de poços de xisto nas formações rochosas abaixo das planícies do Texas e de Dakota do Norte. Para analistas da Opep, a demanda pelo petróleo do grupo cairá em cerca de 400 mil barris por dia neste ano.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaCommoditiesEnergiaPetróleo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor