Exame Logo

Preço do petróleo desaba

O preço do petróleo desabou no mercado internacionalnesta terça-feira (18/3). Em Nova York, o barril para a entrega em abril fechou o dia negociado a 31,60 dólares, uma baixa de 9,5%. No mercado de Londres, o barril do tipo brent com entrega para maio encerou as negociações cotado a 27,25 dólares, queda de 7,6%. O […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h19.

O preço do petróleo desabou no mercado internacionalnesta terça-feira (18/3). Em Nova York, o barril para a entrega em abril fechou o dia negociado a 31,60 dólares, uma baixa de 9,5%. No mercado de Londres, o barril do tipo brent com entrega para maio encerou as negociações cotado a 27,25 dólares, queda de 7,6%.

O discurso do presidente George W. Bush, encerrando o compasso de espera na noite de ontem, influenciou, mas a redução no preço do petróleo refletiu principalmente a confiança do mercado em relação ao desfecho rápido e seguro do conflito. Agora se trabalha com a certeza de que não faltará petróleo e de que uma guerra rápida abrirá as reservas do Iraque para o mundo , diz Luiz Otavio Laydner, analista de petróleo do Banco Pactual.

Veja também

As reservas do Iraque somam cerca de 112 bilhões de barris de petróleo. Sob o solo iraquiano está o segundo maior lençol de óleo do planeta com cerca de 10% do total das reservas. Para dimensionar o peso do país basta olhar para a Venezuela. É uma referência no mercado com reservas que somam bem menos: 78 bilhões de barris.

Também pesou a favor da queda no preço do petróleo o fato de a guerra começar no final do inverno no Hemisfério Norte, quando cai o consumo de derivados de petróleo. Agora há mais confiança na expectativa de que a produção da Opep (Organização Mundial de Petróleo) conseguirá suprir a demanda mundial , diz Laydner.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame