Exame Logo

Por que o BC conseguiu tanto dinheiro com os bônus?

São Paulo, 16 de outubro (Portal EXAME) A emissão de 1,5 bilhão de dólares em títulos com vencimento em 2010 surpreendeu o mercado financeiro. A demanda pelos papéis foi muito superior ao esperado. Não há uma confirmação oficial, mas alguns profissionais do mercado financeiro estimam que o BC poderia ter colocado até 3 bilhões de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h52.

São Paulo, 16 de outubro (Portal EXAME) A emissão de 1,5 bilhão de dólares em títulos com vencimento em 2010 surpreendeu o mercado financeiro. A demanda pelos papéis foi muito superior ao esperado. Não há uma confirmação oficial, mas alguns profissionais do mercado financeiro estimam que o BC poderia ter colocado até 3 bilhões de dólares nesses papéis. O interesse foi grande , disse um profissional de um banco de investimentos internacional. O Brasil é o único grande país emergente que sobrou.

Como assim? Seu raciocínio é que a elevação da Rússia para grau de investimento ( investment grade ) pelas agências de classificação de risco na semana passada melhorou indiretamente a situação do Brasil por dois motivos. O primeiro é que, para o mercado financeiro, a elevação da Rússia (junto com a elevação de Malásia e Indonésia) poderia indicar que as agências de classificação de risco estariam mais propensas a elevar a classificação de risco brasileira.

Veja também

No entanto, essa hipótese vem sendo progressivamente descartada ao longo dos últimos dias, à medida que os economistas dos bancos refazem suas contas. Um estudo do banco carioca Modal mostra que o Brasil está muito longe de uma situação econômica tão confortável quanto a Rússia. Os fundamentos da economia russa estão mais sólidos em pontos como o superávit da balança comercial, o saldo em transações correntes e a relação entre a dívida externa e o PIB , diz o estudo, divulgado na segunda-feira.

O segundo motivo é mais mecânico : os administradores de recursos têm de destinar dinheiro para países emergentes. Ao atingir o grau de investimento, a Rússia deixa tecnicamente de ser considerada um país emergente no sentido clássico, e perfila-se ao lado de casos bem-sucedidos como o México e a Coréia do Sul. Portanto, uma parte do dinheiro que já vem carimbado e destinado a países emergentes pode simplesmente mudar de direção e trocar a Rússia pelo Brasil.

Motivos não faltam. O tamanho da economia brasileira a torna mais confortável para os investidores do que países em melhor situação, mas com PIBs menos expressivos, como por exemplo as nações da Europa Oriental candidatas a integrar a zona do euro. Além disso, o governo Lula surpreendeu positivamente os investidores ao adotar uma consistente postura pró-mercado, o que vem atraindo mais e mais a atenção do mercado internacional. O Brasil é a bola da vez, no bom sentido , diz o economista de um banco nacional. Para alguns profissionais do mercado, uma parte desse movimento pode ser detectada pelo aumento da demanda por títulos cambiais, uma janela de oportunidade bem-aproveitada pelo BC.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame