Exame Logo

PIB chinês deve crescer entre 7,7% e 7,8%, diz pesquisador

Crescimento abaixo de 8 por cento não é visto na economia chinesa desde 1999

Linha de montagem da Wärtsilä, na China: analistas apostam em mais desaceleração no terceiro trimestre e recuperação no fim do ano (Ryan Pyle/Corbis)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2012 às 11h24.

PEQUIM - O crescimento econômico anual da China deverá ficar entre 7,7 e 7,8 por cento neste ano e começar a se estabilizar na segunda metade com os ganhos das políticas pró-crescimento, disse um pesquisador do governo, em declarações publicadas neste sábado.

Fan Jianping, economista-chefe no Centro de Informações do Estado, órgão de análise do governo, disse que a economia chinesa crescerá entre 7,6 e 7,8 por cento entre julho e setembro, ante igual período do ano passado, ficando estável ante os 7,6 por cento de crescimento do segundo trimestre deste ano.

Veja também

Analistas consultados em uma pesquisa da Reuters prevêem que a China vai desacelerar ainda mais no terceiro trimestre, mas se recuperar no final do ano com o impacto de políticas de incentivo.

Ainda assim, mesmo que a atividade se recupere modestamente no quarto trimestre, iria levar o crescimento econômico para menos de 8 por cento, um nível não visto desde 1999 pela economia chinesa.

O ritmo de crescimento este ano seria acima da meta do governo de 7,5 por cento, mas os formuladores de políticas estão enfrentando um dilema devido a preocupações com a inflação, disse Fan, citado pela agência oficial Xinhua.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIB

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame