Petrobras suspende produção em Tupi
Problemas em equipamentos levaram a estatal a fechar poço temporariamente
Da Redação
Publicado em 6 de julho de 2009 às 11h34.
A Petrobras informou nesta segunda-feira a suspensão temporária da produção do campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, com reservas estimadas em 5 bilhões a 8 bilhões de barris. A empresa detectou um problema de fabricação nos parafusos de fixação da árvore de Natal molhada - equipamento submarino de controle do fluxo de poços -, utilizada no poço para realização do teste de longa duração (TLD). A empresa havia iniciado o refino da primeira carga extraída da camada no dia 30 de junho.
A Petrobras realizou uma inspeção submarina para averiguar possíveis problemas na estrutura, mas não detectou a existência de qualquer vazamento de óleo ou dano nesse equipamento. A decisão de interromper preventivamente a produção em Tupi faz parte da política de segurança e meio-ambiente da Petrobras. O poço, fechado para início da intervenção, voltará a funcionar após o termino da instalação dos novos equipamentos.
"A Petrobras reforça que o problema em questão não está relacionado com aspectos de produção do campo ou de tecnologia e não têm impacto no desenvolvimento do Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos", disse a empresa em comunicado.
Às 10h38, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4, sem direito a voto) caíam 2,31%, negociadas a 30 reais. No mesmo instante, o Ibovespa registrava queda de 1,54%, aos 50.151 pontos.