EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 16 de outubro de 2008 às 10h32.
O economista Paul Krugman, professor da Universidade Princeton, ganhou o Prêmio Nobel de Economia por um conjunto de trabalhos desenvolvidos há 30 anos e que ficaram conhecidos como “nova teoria do comércio”. Sua análise destaca como os ganhos de escala, nas indústrias, podem afetar os padrões de comércio e a distribuição da atividade econômica. Krugman receberá o equivalente a 1,4 milhão de dólares por sua premiação.
“Quais são os efeitos do livre comércio e da globalização? Quais são os vetores por trás da urbanização mundial? Paul Krugman formulou uma nova teoria para responder essas questões”, afirma o comunicado da Academia Real da Suécia, responsável pelo prêmio, reproduzido pelo The Wall Street Journal. “Deste modo, ele integrou os previamente separados campos de pesquisa sobre o comércio mundial e a geografia econômica”, acrescenta a nota.
Embora a indicação de Krugman não seja uma surpresa, o momento pode sê-lo, de acordo com o britânico Financial Times. Um dos mais famosos críticos da presidência de George W. Bush, o anúncio foi feito nesta segunda-feira (13/10), a poucas semanas da eleição presidencial dos Estados Unidos. Segundo o FT, o economista não tem medo de dizer o que pensa, e, nos últimos anos, tornou-se também um famoso comentarista político. Em um de seus recentes comentários sobre a crise mundial, ele parabenizou o governo britânico por pensar claramente sobre as turbulências, e agir rapidamente.