Exame Logo

Oito estações da CPTM são tombadas em São Paulo

São Paulo - O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) informou hoje que oito estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foram tombadas. As estações são as de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Caieiras, Jundiaí, Franco da Rocha, Perus, Jaraguá e Várzea Paulista. […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) informou hoje que oito estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foram tombadas.

As estações são as de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Caieiras, Jundiaí, Franco da Rocha, Perus, Jaraguá e Várzea Paulista. A CPTM contabiliza 11 estações tombadas que ainda estão em operação. As estações Luz, Brás e Júlio Prestes se tornaram patrimônio histórico entre 1970 e 1980.

Veja também

A antiga estação de Santos, conhecida como estação do Valongo, já é patrimônio histórico do Estado, mas hoje pertence à prefeitura local. O Condephaat informou que a resolução de tombamento incorporou dois armazéns, os primeiros de importação e exportação de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrô de São PauloMetrópoles globaismobilidade-urbanasao-pauloSetor de transporteTransporte e logísticaTransporte públicotransportes-no-brasil

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame