Economia

Números sugerem que Fed manterá juros em 1% ao ano

Os últimos resultados da economia americana sugerem que o Federal Reserve -- o banco central americano --- deve sustentar sua taxa de juros a 1% ao ano -- valor fixado desde setembro do ano passado. Um dos motivos é que, apesar dos juros baixos, o governo está conseguindo manter a inflação controlada. Segundo alguns economistas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h17.

Os últimos resultados da economia americana sugerem que o Federal Reserve -- o banco central americano --- deve sustentar sua taxa de juros a 1% ao ano -- valor fixado desde setembro do ano passado.

Um dos motivos é que, apesar dos juros baixos, o governo está conseguindo manter a inflação controlada. Segundo alguns economistas americanos, esse cenário de estabilidade deve permanecer também durante o ano de 2004, dando total liberdade para que o Fed mantenha sua taxa de juros. A inflação do ano ficou em 1,9% -- a menor taxa nos últimos dois anos.

Por outro lado, as vendas do varejo não vão muito bem. De acordo com informação do Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulgada nesta quinta-feira (15/1), as vendas no varejo fecharam 2003 abaixo das expectativas. O aumento nas vendas foi apenas de 0,5% (325,04 bilhões de dólares) -- menos da metade da alta revisada de 1,2% em novembro. Os economistas esperavam para um número geral uma alta de 0,8% e para as vendas, excluindo os automóveis, um aumento de 0,4%.

Contrariando as previsões também, mas positivamente, o número de pedidos de auxílio-desemprego caiu para 343 000 na semana encerrada no dia 10 de janeiro. Em 2003, a taxa de desemprego nos Estados Unidos, foi a mais alta desde 1994. Ou seja: a economia não parece aquecida o bastante a ponto de justificar uma alta nos juros. A conferir.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional