Acompanhe:

Novos códigos de operações de câmbio começam na 2ª

Em 2013, o BC publicou quatro circulares (que vão do número 3.688 ao 3.691) que substituem o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI)

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Câmbio: algumas corretoras orientaram clientes a antecipar para esta sexta, 31, ou, se possível, postergar para terça, 4, operações cambiais mais importantes
 (Bruno Domingos/Reuters)

Câmbio: algumas corretoras orientaram clientes a antecipar para esta sexta, 31, ou, se possível, postergar para terça, 4, operações cambiais mais importantes (Bruno Domingos/Reuters)

F
Fabrício de Castro

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às, 15h20.

São Paulo - A partir de segunda-feira, 3, bancos e corretoras que atuam no Brasil usarão novos códigos de classificação de operações de câmbio, como programado pelo Banco Central (BC).

Em 2013, o BC publicou quatro circulares (que vão do número 3.688 ao 3.691) que substituem o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI) e preveem a implementação das novas classificações a partir de segunda-feira.

Embora bancos e corretoras tenham se preparado para isso, até mesmo passando por testes, profissionais do mercado não descartam algum tipo de transtorno no primeiro dia.

Por isso, algumas corretoras orientaram os clientes a antecipar para esta sexta-feira, 31, ou, se possível, postergar para terça-feira, 4, operações cambiais mais importantes.

"A questão dos códigos vem sendo desenvolvida há tempos e todo mundo fez testes. Só que os bancos colocaram a hipótese de, no primeiro dia, poder ocorrer algum tipo de intercorrência", afirmou o economista Sidney Nehme, da NGO Corretora. "Por isso, recomendamos que, dentro do possível, o cliente faça a operação nesta sexta-feira ou deixe para a terça-feira."

O gerente de Câmbio da Fair Corretora, Mário Battistel, afirma que os clientes são orientados a, em função da nova dinâmica, informar, claramente, qual é a natureza da operação com moeda estrangeira. "Pedimos para eles explicarem o que está sendo feito para que possamos fazer o enquadramento correto, conforme os novos códigos de operação", disse.

De acordo com o gerente de Câmbio da Correparti Corretora, João Paulo de Gracia Corrêa, apesar da novidade poder causar algum tipo de transtorno no primeiro dia, a dificuldade deve limitar-se ao campo administrativo, sem influenciar, diretamente, as cotações do dólar no país.

Essa também é a percepção do chefe da mesa de câmbio de um grande banco, segundo quem as mudanças não influenciarão as cotações na segunda-feira. "Houve mais de seis meses de testes e as mudanças são normais, de enquadramento. Não acredito que vão fazer preço na cotação do dólar", afirmou.

A nova classificação das operações no mercado de câmbio consta da circular 3.690 do BC, publicada em 16 de dezembro. O documento pode ser acessado na página http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/circ/2013/pdf/circ_3690_v1_O.pdf.

Últimas Notícias

Ver mais
Veja o funcionamento dos bancos no feriado de Páscoa
seloMinhas Finanças

Veja o funcionamento dos bancos no feriado de Páscoa

Há 3 horas

Riscos inflacionários levam Copom a discutir redução do ritmo de queda de juros, aponta ata
Economia

Riscos inflacionários levam Copom a discutir redução do ritmo de queda de juros, aponta ata

Há 5 horas

Ata do Copom, IPCA-15 e estreia de Trump na bolsa: 3 assuntos que movem o mercado
seloMercados

Ata do Copom, IPCA-15 e estreia de Trump na bolsa: 3 assuntos que movem o mercado

Há 5 horas

Para BC chinês, esforço para solucionar riscos de dívida de governos locais surtem efeito
Economia

Para BC chinês, esforço para solucionar riscos de dívida de governos locais surtem efeito

Há 23 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais