Moeda chinesa é usada para pagamento de compras de petróleo da Rússia por refinarias indianas
O dólar americano tem sido a principal moeda de liquidação do petróleo em países de todo o mundo, também conhecido como “petrodólar"
Agência
Publicado em 3 de julho de 2023 às 18h04.
Última atualização em 3 de julho de 2023 às 18h18.
As refinarias indianas começaram a pagar parte de suas importações de petróleo da Rússia em iuane, já que as sanções ocidentais forçam a Rússia e seus clientes a procurar moedas alternativas, além do dólar americano, de acordo com novas fontes familiarizadas com o assunto. As informações são da agência Associated Press.
A agência reporta ainda que as sanções ocidentais às exportações russas de energia mudaram o fluxo global de produtos petrolíferos russos, e a Índia está se tornando o maior comprador de petróleo russo transportado por via marítima. A Índia e a Rússia também estão tendo dificuldades para pagar pelo petróleo em meio à evolução das sanções.
- Vai fazer frio em São Paulo? Confira a previsão do tempo da primeira semana de julho
- Americanas (AMER3) rescinde com empresa de auditoria PwC após constatar fraude em balanços
- Tesla supera expectativas e bate recorde de entregas no 2º trimestre
- Petrobras firma contratos de R$ 7,6 bi com a SCGás, distribuidora de gás encanado de Santa Catarina
- Julho tem feriado? Confira as datas comemorativas do mês
- Com investimento de US$ 19 bi, Noruega aprova 19 projetos de petróleo e gás
Concorrência ao dólar
O dólar americano tem sido a principal moeda de liquidação do petróleo em países de todo o mundo, também conhecido como “petrodólar“. O dólar americano está intimamente ligado ao petróleo. As economias que comercializam petróleo no mercado internacional devem ter dólares americanos. O dólar americano tornou-se naturalmente a moeda de reserva cambial global.
Mas as sanções internacionais excluíram a Rússia do sistema de liquidação em dólar e euro e também levaram o iuane a desempenhar um papel cada vez mais importante no sistema financeiro da Rússia.
Além da Índia, a maior parte das importações de energia da China da Rússia também foi liquidada em RMB. No primeiro trimestre deste ano, a Rússia substituiu a Arábia Saudita como o maior fornecedor de petróleo bruto da China.
Fonte: Eastmoney e Associated Press