Exame Logo

Ministério suspende importação de carne e derivados do Canadá

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento suspendeu nesta terça-feria (27/5), por tempo indeterminado, as importações de bovinos, seus produtos e subprodutos procedentes do Canadá, em razão da ocorrência da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a chamada doença da "vaca louca". As informações foram divulgadas em nota oficial pelo ministério. O Ministério incluiu nessa proibição produtos […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h17.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento suspendeu nesta terça-feria (27/5), por tempo indeterminado, as importações de bovinos, seus produtos e subprodutos procedentes do Canadá, em razão da ocorrência da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a chamada doença da "vaca louca". As informações foram divulgadas em nota oficial pelo ministério.

O Ministério incluiu nessa proibição produtos como carnes, miúdos, embriões, hemoderivados, farinhas de sangue, de carne e de osso autoclavado, resíduos de açougue e abatedouros, vísceras de aves, além de ingrediente ou matéria-prima composta por vísceras de animais alimentados com proteína ou gordura de ruminantes. Não estão incluídas na suspensão produtos como sêmen, leite e produtos lácteos, colágeno obtido de peles e farinha de ossos calcinados. De 1997 a abril deste ano, o Brasil importou US$ 3,2 milhões em bovinos reprodutores de raça pura.

Veja também

Durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, nesta terça-feira (27/5), foi discutido o novo cenário do comércio internacional a partir do surgimento da "vaca louca" no Canadá. Com a doença, importadores como México, Estados Unidos e Japão suspenderam as compras daquele país. "Temos que ficar atentos e conseguir uma fatia do mercado do Canadá, que é quarto maior exportador de carne bovina do mundo e detém 83% das vendas para os Estados Unidos", disse o gerente do setor privado da câmara, Antenor Nogueira à Agência Brasil.

"O governo brasileiro precisa aproveitar esta oportunidade e ir atrás dos mercados importadores do Canad", afirma o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes. "Os mercados americano e mexicano são fechados ao Brasil, mas é uma boa oportunidade." Segundo ele, o Canadá tinha previsão de exportar neste ano 615 mil toneladas de carne bovina, pouco mais do que o ano passado. No ano passado, o Brasil exportou apenas US$ 241 milhões em carne bovina, segundo o Ministério do Comércio Exterior.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame