Merkel diz que UE está pronta a retaliar contra eventual tarifa dos EUA

Segundo a chanceler alemã, a União Europeia está trabalhando em retaliações contra eventual tarifa dos EUA sobre a importação de automóveis

Berlim – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta sexta-feira que a União Europeia (UE) está pronta para retaliar contra eventual tarifa dos EUA sobre a importação de automóveis, afirmando que a “situação no comércio global é séria”.

De acordo com Merkel, a UE está trabalhando em contramedidas, “mas esta é, de longe, a pior solução”. “Eventual tarifa dos EUA sobre carros violaria OMC (Organização Mundial do Comércio) e prejudicaria todos”, enfatizou a chanceler.

Essa semana, Trump voltou a ameaçar tarifar as importações de automóveis europeus, destacando uma “tremenda retaliação” se sua reunião com representantes da União Europeia no próximo dia 25 não render o que ele considera um acordo justo de comércio.

“As conversas são nossas ações preferidas”, disse Merkel. “Mas se elas não levarem a resultados, nós, da União Europeia, como você já ouviu falar, discutiremos medidas contrárias. Mas essa é, de longe, a pior solução”, argumentou a chanceler.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.