Economia

MDIC: no 1º semestre, há queda em exportação de carne de frango e suína

Nesse período, foram impostas barreiras aos produtos brasileiros por países como China, Rússia, União Europeia e Arábia Saudita

Carnes: com embargo russo, houve queda de 99% nas exportações de frango (Rodolfo Buhrer/Reuters)

Carnes: com embargo russo, houve queda de 99% nas exportações de frango (Rodolfo Buhrer/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de julho de 2018 às 18h19.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - Embargos ao frango e à carne suína brasileira derrubaram as vendas ao exterior dos produtos no primeiro semestre deste ano. De acordo com o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Neto, de janeiro a junho, houve queda de 32% nas vendas externas de carne suína e de 17,4% nas de carne de frango. No mesmo período, a venda de carne bovina aumentou 3%.

Nesse período, foram impostas barreiras aos produtos brasileiros por países como China, Rússia, União Europeia e Arábia Saudita. Com o embargo russo, por exemplo, houve queda de 99% nas exportações de frango.

Aço

Em relação ao aço, que sofreu a imposição de barreiras tarifárias pelos Estados Unidos, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, disse que o governo ainda observará o impacto disso nas exportações brasileiras.

Ele ressaltou que não houve aumento nas importações da China e da Rússia, países que o Brasil aprovou a aplicação de medidas antidumping, mas que estão suspensas.

Acompanhe tudo sobre:Carnes e derivadosExportaçõesMDIC

Mais de Economia

BC mantém espaço para novo corte da Selic após eleições, dizem economistas

Com Selic a 13,75% ao ano, Brasil segue com o maior juro real do mundo

BC corta a Selic pela 5ª vez seguida e taxa de juros no Brasil cai para 13,75%

Prévia do PIB: IBC-Br cai 0,2% em julho com recuo do agro