Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico de SP, é o entrevistado da EXAME desta sexta
Entre os temas da entrevista estarão o desafio para melhorar a produtividade do trabalhador brasileiro e o cenário para os MEIs, além de detalhes dos principais projetos da secretaria, como SP Produz e Qualifica SP
Publicado em 5 de julho de 2024 às 11h49.
Última atualização em 14 de agosto de 2024 às 13h58.
Os programas, resultados e desafios para São Paulo avalancar o desenvolvimentoeconômicodo estado serão abordados com Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta sexta-feira, 5, às 15h, em entrevista exclusiva ao programa Macro em Pauta, da EXAME. O programa terá trasmissão ao vivo pelo canal do YouTube da EXAME.
Entre os temas da entrevista estarão o desafio para melhorar a produtividade do trabalhador brasileiro e o cenário para os MEIs, além de detalhes dos principais projetos da secretaria, como SP Produz e Qualifica SP.
Em dois anos de gestão Tarcísio, o governo de São Paulo conseguiu captar R$ 350 bilhões junto à iniciativa privada. Outro resultado, do primeiro trimestre do ano, mostra que São Paulo bateu recorde na abertura de empresas com 83 mil novos negócios. Este número é 10,6% maior em comparação aos três primeiros meses de 2023. Já o saldo líquido aumentou em 13,4%, com 48,5 mil empresas.
A entrevista será conduzida por André Martins, repórter de Brasil e economia na EXAME, e Luciano Pádua, editor de macroeconomia da EXAME.
Quem é Jorge Lima?
Engenheiro mecânico, formado pela PUC (MG), trabalhou na Sudecap e na Vale. Foi diretor-executivo da Cushman Wakefield.
A partir de 1995, atuou como CEO de diversas grandes empresas em diferentes segmentos, entre elas: Semco Johnson Controls, SMV (Facilites), Semco Serviços Integrados (holding com negócios nos segmentos de RH, BPO, tecnologia, serviços financeiros e alavancagem de negócios), ISS Service Systems, AGV Logística, BRF Latam , JSL Logística e Semco Partners (holding com negócios nos segmentos de educação, hotel, real estate, consultoria, construção, energia, e serviços financeiros).
Em 2022, trabalhou como assessor especial do então ministro da Economia Paulo Guedes. Atualmente é sócio e vice-presidente de Estratégias e Negócios do Grupo H, presidente do Conselho Internacional do Brasil Export e membro de diversos conselhos de empresas.