Grande SP deve ganhar novo aeroporto; veja o que se sabe
O ministro Silvio Costa Filho explicou ainda que a ideia é que o novo local atenda tanto o transporte de cargas quanto passageiros
Publicado em 27 de fevereiro de 2024 às 06h05.
Última atualização em 27 de fevereiro de 2024 às 15h38.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho , reforçou nesta segunda-feira, 26, o projeto de construção de um novo aeroporto na Grande São Paulo."Um novo aeroporto em São Paulo é umas prioridades",disse Costa Filho, durante entrevista ao programa Macro em Pauta, da EXAME.
Segundo Costa Filho,o novo aeroporto deve ser construído no município de Cajamar, na região metropolitana. Para justificar a construção de um novo terminal, o chefe de Portos e Aeroportos disse que aestimativa do ministério que é em até três anos o número de passageiros no Brasil chegue em 135 milhões. Em 2023, a aviação cresceu 15, saindo de 98 milhões de passageiros para 112 milhões. O estado de São Paulo, segundo o ministro, representa até 30% desse total. Por isso a importância de um novo aeroporto.
"Daqui a 8 a 10 anos, os aeroportos de São Paulo estarão operando no limite, a exemplo de Congonhas. Pensando nisso, porque qualquer aeroporto demora de cinco a dez anos para ficar pronto, iniciamos a tratativa com a CCR, já tem alguns operadores com interesse em operar e criamos um grupo de trabalho no ministério", disse.
O ministro explicou ainda que a ideia é que o novo local atenda tanto o transporte de cargas, por estar localizado próximo de rodovias e ferrovias, quanto para passageiros, focado em aviação executiva. "Você vai ter uma parte do interior do estado de São Paulo que pode utilizar esse aeroporto ao invés de ir para Congonhas. Essa é uma prioridade do ministério", disse.
Investimento de R$ 2 bilhões em Congonhas
Além da construção do novo aeroporto, o ministro revelou que o o governo federal vai anunciar um investimento de R$ 2 bilhões para o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, a ser feito pela concessionária Aena, administradora do terminal. anúncio deve acontecer no dia 18 de março, em evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Segundo o titular da pasta, o investimento deve acontecer entre três e quatro anos, com objetivo de aumentar a capacidade e melhorar a infraestrutura e o acesso ao aeroporto na capital paulista. Costa Filho não detalhou qual seria o ganho de capacidade do aeroporto com os investimentos.