Exame Logo

Lula: há possibilidade de fundo saudita investir em vários setores no Brasil

Segundo presidente, foram apresentadas oportunidades nos setores de energias solar, eólica, hidrogênio verde, em portos, aeroportos e na indústria de mineração

Lula durante (FII Priority Summit/Divulgação)
Antonio Temóteo

Repórter especial de Macroeconomia

Publicado em 12 de junho de 2024 às 13h28.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, 12, que existem “possibilidades” do fundo de investimentos da Arábia Saudita fazer investimentos no Brasil. Lula se reuniu com membros do governo saudita após participar do evento FII Priority Summit , no Rio de Janeiro.

Segundo Lula, foi apresentado aos sauditas, em reunião bilateral, oportunidades de investimentos em energias sólar, eólica, hidrogênio verde, em portos, aeroportos e na indústria de mineração.
Nós temos um projeto de energia renovável. Sólar, eólica, hidrogênio verde. Nós temos muitas coisas na área de portos e aeroportos e na indústria de mineração. Tudo isso foi apresentado para eles.

“Há muitas possibilidades do fundo fazer investimentos em parceria com o Brasil”, resumiu Lula.

Veja também

“Davos do deserto” chega ao Rio com foco nas oportunidades entre Brasil e Arábia Saudita

Margem equatorial

Lula também voltou a defender a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Segundo ele, esse debate se transformou em uma polêmica no país, enquanto países vizinhos como Guiana, Suriname e Trinidade e Tobago exploram essas reservas.

“O problema é que tudo no Brasil é polemizado. A Guiana está explorando, Suriname está explorando, Trinidade e Tobago explora. Você vai deixar o seu sem explorar? Precisamos garantir que a questão ambiental será levada 100% a sério”, disse.

Mensagem em Genebra

O chefe do Executivo também antecipou os temas que discursará em Genebra, na Suíça, durante participação na conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo ele, a mensagem principal será contra as diversas desigualdades existem no mundo.
“Penso que temos que levar um discurso, que não abro mão de fazer, contra a desigualdade. Existem desigualdades no mundo do trabalho, de raça, na educação e de gênero. Nós aprovamos no Congresso uma coisa importante, que é a igualdade salarial entre homens e mulheres. Tem empresário que está recorrendo e não quer pagar. Tem empresário que acha a mulher é inferior”, disse.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaArábia SauditaBrasil

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame