Köhler renuncia ao cargo de diretor-geral do FMI
O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Köhler, anunciou, hoje, sua renúncia ao cargo e aceitou a candidatura à presidência da Alemanha. A eleição indireta, realizada pelos membros da Assembléia Federal, ocorrerá no dia 23 de maio. Em conformidade com as regras do Fundo, eu renuncio ao cargo de diretor-geral para aceitar a candidatura, […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h53.
O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Köhler, anunciou, hoje, sua renúncia ao cargo e aceitou a candidatura à presidência da Alemanha. A eleição indireta, realizada pelos membros da Assembléia Federal, ocorrerá no dia 23 de maio. Em conformidade com as regras do Fundo, eu renuncio ao cargo de diretor-geral para aceitar a candidatura, afirmou.
A vice-diretora do FMI, Anne Krueger, assume o lugar de Köhler enquanto a diretoria executiva do FMI decide quem será o sucessor do diretor-geral.
Köhler disse que planejava continuar trabalhando no FMI. Afirmou que se sentia honrado com o convite mas saía do FMI com o coração partido.
Antes de ingressar no Fundo em maio de 2000, Köhler, 61 anos, foi presidente, a partir de 1998, do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento. De 1990 a 1993, foi ministro das Finanças e, de 1993 a 1998, foi presidente da Associação Alemã de Bancos de Investimento.