Exame Logo

Japão mostra recuperação e cresce 2,8% em 2005

Depois de anos de estagnação, PIB japonês cresce com reaquecimento no quarto trimestre de 2005

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h45.

Após mais de uma década de crescimento estagnado e períodos de recessão, o Japão mostrou que está pronto para iniciar uma recuperação ao registrar crescimento de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2005, o melhor resultado desde 2000.

O resultado japonês ganhou impulso no quarto trimestre do ano, segundo o The Wall Street Journal. O inverno rigoroso inflou o consumo de vários produtos, de combustível para aquecedores a bebidas, o que fez com que as companhias investissem mais em unidades de produção e em software. O dinheiro gasto com fábricas e equipamentos aumentou 1,7%, e as vendas de televisores de tela plana e exportação de veículos tiveram impacto significativo. Com tantos fatores positivos, a economia avançou 1,4% entre outubro e dezembro.

Veja também

Além disso, os lucros das empresas deram sinais de melhora depois que as grandes companhias japonesas empreenderam cortes de custos. Os salários vêm ganhando poder de compra ao mesmo tempo em que o desemprego apresenta queda, o que ajudou a Japão a mostrar taxas de crescimento crescentes nos últimos anos: 0,4% em 2001, 0,1% em 2002, 1,8% em 2003 e 2,3% em 2004.

O único sinal de alerta está nos preços ao consumidor, que vêm mostrando uma leve alta, apesar da deflação que abate o país. Há meses especula-se que o Banco Central japonês está prestes a mudar a política monetária relaxada adotada em 2001, que vem mantendo em zero as taxas de juros para levar mais dinheiro ao mercado e estimular o crédito. Por enquanto os dirigentes da entidade mantêm o discurso de que é preciso acabar com a atual deflação antes de apertar a política monetária.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame