Economia

Itália não é fonte de contágio na Europa, diz Napolitano

O presidente Giorgio Napolitano afirmou que seu país não está "desmoronando" e não apresenta qualquer risco para os mercados financeiros de outros países da Europa


	Giorgio Napolitano: "Para que um contágio ocorra é preciso haver um mal e no momento nós não temos nenhum", disse o presidente da Itália
 (REUTERS/Fabrizio Bensch)

Giorgio Napolitano: "Para que um contágio ocorra é preciso haver um mal e no momento nós não temos nenhum", disse o presidente da Itália (REUTERS/Fabrizio Bensch)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2013 às 13h29.

Roma - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, afirmou que seu país não está "desmoronando" e não apresenta qualquer risco para os mercados financeiros de outros países da Europa. "Para que um contágio ocorra é preciso haver um mal e no momento nós não temos nenhum", disse Napolitano em entrevista à imprensa em Berlim, junto com o presidente da Alemanha, Joachim Gauck.

As eleições na Itália levaram a um aparente impasse, mas "a Itália não está sem um governo", destacou Napolitano. "Existe um e ele permanece em exercício", acrescentou, em referência ao gabinete tecnocrata liderado pelo primeiro-ministro interino Mario Monti.

Segundo o presidente italiano, os procedimentos padrão exigem que os parlamentares recém eleitos no país assumam seus assentos em um prazo de 20 dias depois das eleições e eles estarão em Roma em 15 de março. Depois disso Napolitano começará a consultá-los sobre como formar um governo de maioria. "Eu não acho que haja qualquer forma de acelerar isso", disse.

A coalizão de centro-esquerda venceu a votação para a Câmara Baixa do Parlamento da Itália. No Senado, porém, a coalizão de centro-direita obteve a maior parte dos votos, mas não conseguiu uma maioria absoluta. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame