Economia

Investimentos em ferroviárias caem 23,2%, diz ANTT

As 11 concessionárias de ferrovias no país reduziram seus investimentos em 23,2% em 2002, no comparativo com o ano anterior. O dado foi levantado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e divulgado no Relatório Anual de Acompanhamento das Concessões Ferroviárias de 2002. O documento produzido pela agência traz o desempenho das concessionárias quanto à […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

As 11 concessionárias de ferrovias no país reduziram seus investimentos em 23,2% em 2002, no comparativo com o ano anterior. O dado foi levantado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e divulgado no Relatório Anual de Acompanhamento das Concessões Ferroviárias de 2002.

O documento produzido pela agência traz o desempenho das concessionárias quanto à produção, investimentos e segurança entre 2001 e 2002. De acordo com o relatório, as empresas que mais investiram, neste período, por quilômetro (Km) de malha foram a Ferronorte S. A Ferrovias Norte Brasil, Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Estrada de Ferro Carajás. A Ferronorte, que opera em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Pará, liderou o ranking com investimento de R$ 293,6 mil por Km de malha.

No quesito crescimento, as empresas também não apresentaram um bom resultado: aumento de apenas 0,4% na movimentação de mercadorias em tonelada útil tracionada (TU). A TU significa toda a carga transportada na malha ferroviária.

Os produtos petroquímicos, contêineres, adubos, fertilizantes, soja e farelo de soja foram as mercadorias que conseguiram levantar o lucro das empresas e os responsáveis pelo pequeno crescimento.

Já na área de segurança, as concessionárias tiveram um bom índice. Elas conseguiram reduzir em 10,6% o número de acidentes de janeiro a dezembro de 2002 em relação ao mesmo período do ano anterior. A concessionária América Latina Logística do Brasil S.A - ALL obteve a maior redução, 42,6%.

A ANTT inspecionou 14.027 Km de ferrovias concedidas, o equivalente a 42% do total de 33.372 Km. Quanto às inspeções eventuais, a agência realizou sete durante o ano passado. As informações são da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade