Indústria de SP cresce 1% em janeiro, segundo Fiesp
Apesar da taxa de crescimento modesta, a atividade industrial de São Paulo conseguiu se manter positiva em janeiro o que significa que o movimento iniciado no final do ano passado pode se manter ao longo deste ano. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Indicador do Nível de […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h51.
Apesar da taxa de crescimento modesta, a atividade industrial de São Paulo conseguiu se manter positiva em janeiro o que significa que o movimento iniciado no final do ano passado pode se manter ao longo deste ano. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Indicador do Nível de Atividade (INA) cresceu 1,7% em janeiro contra dezembro.
Em relação a janeiro de 2003, a atividade teve alta um pouco mais expressiva, de 3,3%. Os dados sofreram ajuste sazonal.
A Fiesp informou ainda que as vendas reais da indústria subiram 1% no mês e, em relação a janeiro de 2003 quando o governo Lula assumia o poder -, foram 15% maiores.
Outro indicador divulgado foi a utilização da capacidade instalada, que subiu para 80,6 em janeiro, contra 79,6 em janeiro de 2003. Já o salário real médio do trabalhador da indústria caiu 5,3% no mesmo período e 1,3% em relação a dezembro, sem ajuste sazonal.
Revisão
A Fiesp revisou para baixo o número do crescimento da indústria de São Paulo em 2003: de 1,2%, caiu para 0,8%. A mudança foi feita com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).