Exame Logo

Indicadores e pesquisas apontam para uma semana otimista

A semana dos mercados brasileiros começa otimista. A expectativa geral é de queda da cotação do dólar e do risco-país. A percepção dos investidores deve ser influenciada pelos resultados da pesquisa eleitoral divulgados no fim-de-semana. O Datafolha trouxe o governista José Serra empatado tecnicamente com Ciro Gomes (Frente Trabalhista). O mercado estava ansioso pela reação […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h45.

A semana dos mercados brasileiros começa otimista. A expectativa geral é de queda da cotação do dólar e do risco-país. A percepção dos investidores deve ser influenciada pelos resultados da pesquisa eleitoral divulgados no fim-de-semana.

O Datafolha trouxe o governista José Serra empatado tecnicamente com Ciro Gomes (Frente Trabalhista). O mercado estava ansioso pela reação de Serra, que veio justamente depois de um período (a semana passada) em que boas notícias como a liberação de crédito para exportação e rolagem da dívida pelo governo -- já haviam apaziguado os ânimos dos mais pessimistas.

Veja também

De acordo com o Datafolha, Ciro perdeu seis pontos percentuais e está com 20% das intenções de voto, contra 19% de Serra. O tucano subiu sete pontos percentuais em relação à última pesquisa, realizada há duas semanas. Já Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve 37% das intenções de voto e segue líder da disputa. Anthony Garotinho (PSB) tem 10%.

Desde o final da semana passada, quando Serra já esboçava melhora nas pesquisas, alguns analistas afirmavam que há alguma chance de o Banco Central executar o viés de baixa adotado na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Se o empate com Ciro Gomes de fato derrubar a taxa de câmbio e se o dólar se manter abaixo dos 3 reais por três dias --, as chances do viés ser adotado aumentam.

Indicadores

Será divulgada hoje a balança comercial de agosto. A expectativa do mercado é de superávit em torno de 1,5 bilhão de dólares. O destaque fica para a exportação de produtos básicos e manufaturados, que impulsionou o resultado.

Também saem hoje indicadores da inadimplência de consumidores. Serão conhecidos o número de registros recebidos e cancelados no SCPC, ale, do número de concordatas requeridas e decretadas no município de São Paulo (referentes ao mês de agosto).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame