Economia

Importação de soja pela China tem máxima histórica em julho

Importações em julho atingiram 10,08 milhões de toneladas, superando o nível mais alto registrado anteriormente, em maio

China já importou 54,89 milhões de toneladas de soja de janeiro a julho (Scott Olson/Getty Images/Getty Images)

China já importou 54,89 milhões de toneladas de soja de janeiro a julho (Scott Olson/Getty Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 11h06.

Priorizar nos meus resultados Google

Pequim - As importações chinesas de soja em julho subiram 30 por cento, para o seu nível mais alto, de acordo com os cálculos da Reuters com base em dados aduaneiros, enquanto a China busca se livrar de congestionamentos nos portos em função das elevadas chegadas do produto.

As importações em julho atingiram 10,08 milhões de toneladas, superando o nível mais alto registrado anteriormente, em maio, de 9,59 milhões de toneladas. Em junho, o volume desembarcado havia somado 7,69 milhões de toneladas.

As esmagadoras de soja atrasaram a descarga dos graneleiros em junho devido a estoques elevados e uma mudança nos impostos.

A China já importou 54,89 milhões de toneladas de janeiro a julho, alta de 16,8 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da administração geral da alfândega.

"O grande volume de importações em julho foi principalmente devido à mudança de impostos e atraso de chegada do mês anterior", disse Tian Hao, analista sênior da First Futures.

Os grandes desembarques já pressionaram as margens da indústria na China.

As margens passaram para o positivo brevemente em julho antes de retornarem ao vermelho.

Os suprimentos devem começar a diminuir a partir deste mês, disseram analistas, o que ajudaria a indústria a recuperar as margens.

"Espera-se que as margens se recuperem como estoques de soja e farelo de soja começando a diminuir gradualmente a partir de agosto", disse Liang Yong, analista da Galaxy Futures.

"Mas a recuperação não será relevante, provavelmente de volta ao ponto de equilíbrio, já que os estoques estão realmente altos agora e a demanda da indústria de criação de animais continua fraca", disse Liang.

Acompanhe tudo sobre:ChinaImportaçõesSoja

Mais de Economia

Tesouro enfrenta mercado mais cauteloso e aumenta exposição da dívida à Selic

PCE: inflação fica em 3,7% nos 12 meses até julho e supera expectativas nos EUA

IPCA-15 de agosto cai 0,40%, com inflação em 12 meses a 4,24%

‘Fim da escala 6x1 pode elevar custo do varejo em pelo menos 20%’, diz presidente do IDV