Economia

Governo não consegue capitalizar a boa fase econômica

Segundo relatório da Trevisan Consultoria, apesar do bom momento positivo da economia, o governo passa a imagem de estar paralisado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h03.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta o paradoxo de superar a imagem de paralisia que passa para investidores e a sociedade em geral, apesar dos números positivos da economia. O melhor caminho, segundo análise da Trevisan Consultoria, é construir e implementar efetivamente uma agenda estratégica, capaz de encaminhar as questões que consolidarão o desenvolvimento econômico no longo prazo.

"Parte importante das medidas dessa agenda está paralisada no Congresso desde o final do primeiro semestre", afirma a consultoria, que pertence a Antoninho Marmo Trevisan, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo Lula. Um exemplo seria a discussão sobre as Parcerias Público-Privadas (PPPs), consideradas estratégicas para fomentar os investimentos em infra-estrutura no país.

Segundo a Trevisan, o governo enfrenta duas contradições. A primeira é a de que a economia está evoluindo mais rapidamente que a área social e as reformas a serem votadas no Congresso. "Em síntese, do ponto de vista político e gerencial, o governo não anda na velocidade que a economia andou no terceiro trimestre e não consegue capitalizar os bons resultados", diz a consultoria.

O segundo paradoxo é o ataque dos movimentos sociais e de setores políticos às medidas econômicas, justamente quando elas começam a mostrar exemplos de desenvolvimento do país. "Ao que parece, as pressões sobre a política econômica poderiam ser mais tênues se o governo tivesse conseguido fazer andar a chamada agenda de desenvolvimento", afirma a análise. Por fim, a população dos grandes centros urbanos também estaria descontente, já que a maior parcela da expansão econômica está ocorrendo no interior dos estados, puxado pelo agronegócio e pela migração de empresas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada