Economia

Gás natural e energia devem receber US$ 60 bilhões em até cinco anos

O segmento de petróleo e gás natural receberá cerca de 60 bilhões de dólares em quatro ou cinco anos. A estimativa é da secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Silva Foster. Segundo a secretária, o objetivo é elevar as reservas e a produção destes […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h30.

O segmento de petróleo e gás natural receberá cerca de 60 bilhões de dólares em quatro ou cinco anos. A estimativa é da secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Silva Foster. Segundo a secretária, o objetivo é elevar as reservas e a produção destes combustíveis. "Queremos aumentar a produção para 1,2 bilhão de barris de petróleo em reservas até 2010 ou 2011", afirmou.

No ano passado, o país elevou suas reservas em 800 milhões de barris de petróleo. Segundo Foster, parte do dinheiro deve vir de investidores privados e, por isso, é preciso que o Brasil demonstre tranqüilidade para atraí-los. A secretária participou do Rio Trade Week, evento que ocorre esta semana no Rio de Janeiro e antecede a XI Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad). A conferência ocorrerá na próxima semana, em São Paulo.

O embaixador Rubens Ricupero, secretário-geral da Unctad, afirmou que pequenas e médias empresas também poderão explorar a expansão da indústria petrolífera. Uma alternativa seria que tais empresas criassem consórcios para atuarem em parceria com as grandes petrolíferas.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Senado marca sabatina de Galípolo para 8 de outubro, dia em que indicação será votada no plenário

Lula diz que acordo com Vale sobre desastres em Minas Gerais será resolvido até outubro

Alckmin descarta risco de faltar energia no Brasil, mas reconhece maior seca desde 1950

Déficit fiscal chega a R$ 9,3 bilhões em julho, informa o Tesouro Nacional

Mais na Exame