Economia

G20 Finanças debate crise europeia

Não há definições sobre um eventual pedido de resgate da Espanha aos sócios da UE


	Tim Geithner, secretário do Tesouro dos Estados Unidos: o encontro não inclui vários ministros importantes, como o americano
 (Jewel Samad/AFP)

Tim Geithner, secretário do Tesouro dos Estados Unidos: o encontro não inclui vários ministros importantes, como o americano (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 08h02.

Priorizar nos meus resultados Google

México - Os ministros das Finanças do G20 iniciaram no domingo à noite no México dois dias de reuniões para avaliar a situação econômica mundial, com o foco na crise europeia, mas sem definições sobre um eventual pedido de resgate da Espanha aos sócios da União Europeia (UE).

Em um encontro sem vários ministros importantes, como o secretário do Tesouro americano Tim Geithner e o ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, as autoridades das Finanças do fórum de países ricos e emergentes darão atenção especial às negociações da Grécia com os credores, a Espanha e à situação fiscal dos Estados Unidos.

A falta de acordo no Congresso americano para reduzir o colossal déficit público pode provocar o que é conhecido como "precipício fiscal" no início de 2013, um pacote de corte de gastos e aumentos de impostos que pode afetar o já hesitante crescimento econômico mundial.

Além disso, os ministros devem fazer um balanço das medidas adotadas pela Europa para superar a crise, antes da reunião do Eurogrupo em 12 de novembro.

Acompanhe tudo sobre:G20Crises em empresas

Mais de Economia

Avanço ou litígio? Reforma tributária gera discussão sobre responsabilidade de contadores

CPI: inflação dos EUA acelera para 0,4% em agosto com alta da gasolina

IPCA tem deflação de 0,32% em agosto; veja o que ficou mais barato

Conferência em SP reúne investidores globais em mercado de US$ 234 bi