Exame Logo

G20 admite que OMC precisa de reforma para cumprir objetivos

Documento diz que o comércio internacional e os investimentos são importantes motores de crescimento, produtividade, inovação e criação de empregos

Último encontro do grupo, em 2018, aconteceu em Buenos Aires. Próxima reunião será em Washington, nos dias 11 e 12 de abril. (Arquivo) (Marcos Brindicci/Reuters)
E

EFE

Publicado em 1 de dezembro de 2018 às 16h29.

Buenos Aires - O G20 reconheceu neste sábado que a Organização Mundial de Comércio ( OMC ) não consegue cumprir com seus objetivos atualmente e, por isso, defendeu na declaração final aprovada na cúpula realizada desde ontem em Buenos Aires, na Argentina, uma reforma para revitalizar o comércio mundial.

O documento, intitulado "Construindo Consenso para um Desenvolvimento Justo e Sustentável", diz que o comércio internacional e os investimentos são importantes motores de crescimento, produtividade, inovação e criação de empregos.

Veja também

A declaração final assinada pelos líderes do G20 também reconhece a contribuição que o sistema multilateral de comércio, mas ressalta que, atualmente, ele não consegue cumprir seus objetivos, abrindo espaço para melhorias.

"Nós, portanto, apoiamos a necessária reforma da OMC para aperfeiçoar seu funcionamento. Revisaremos o progresso dessa medida na próxima cúpula", afirma o texto publicado ao fim da reunião.

Acompanhe tudo sobre:G20OMC – Organização Mundial do Comércio

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame