Fitch reafirma rating do BNDES, com perspectiva negativa

A perspectiva do rating de longo prazo do banco permanece negativa, "refletindo a perspectiva das classificações soberanas"

São Paulo - A agência de classificação de risco Fitch reafirmou o rating de longo prazo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em BB, com perspectiva negativa.

O rating em escala nacional também foi mantido em AA+(bra), com perspectiva negativa.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 26, a Fitch afirma que a reafirmação das notas do BNDES "reflete a visão de que o banco receberia apoio do governo federal, caso necessário, além de o BNDES estar alinhado com os ratings soberanos do Brasil".

Para a agência, isso reflete a total participação do governo federal e seu principal papel político na implementação de políticas econômicas governamentais.

Já a perspectiva do rating de longo prazo do BNDES permanece negativa, "refletindo a perspectiva das classificações soberanas".

A Fitch diz acreditar que o BNDES, semelhante a outras instituições públicas, permanece sujeito a influência política devido à natureza estatal e às fortes ligações com o governo.

"A gestão executiva do BNDES geralmente sofre mudanças após mudanças no governo", diz a Fitch, citando a alteração na presidência do BNDES, com a entrada de Paulo Rabello de Castro após a demissão de Maria Silvia Bastos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.