Economia

Exportações e investimentos puxam crescimento alemão no 3º tri

Agência Federal de Estatísticas informou que as exportações aumentaram 1,7 por cento no trimestre e as importações subiram 0,9 por cento

Porto na Alemanha: dados destacam o ressurgimento das exportações como motor do crescimento do país (Joern Pollex/Getty Images)

Porto na Alemanha: dados destacam o ressurgimento das exportações como motor do crescimento do país (Joern Pollex/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 23 de novembro de 2017 às 07h52.

Berlim - A recuperação das exportações e o aumento dos investimentos empresariais foram os principais responsáveis pelo crescimento da economia da Alemanha no terceiro trimestre, de acordo com dados detalhados divulgados nesta quinta-feira, confirmando a leitura preliminar de expansão de 0,8 por cento no período.

A Agência Federal de Estatísticas informou que as exportações aumentaram 1,7 por cento no trimestre e as importações subiram 0,9 por cento.

Os investimentos empresariais em maquinário e equipamentos avançaram 1,5 por cento, enquanto os gastos das famílias caíram 0,1 por cento e os gastos estatais ficaram estáveis.

Os dados destacam o ressurgimento das exportações como motor do crescimento em uma economia que tem contado principalmente com o consumo privado e os gastos estatais para um ciclo de crescimento também sustentado pelo boom do setor de construção e pelos juros baixos.

Os dados mostraram que o investimento em construção caiu 0,4 por cento, o que fez com o que o setor não contribuísse para o crescimento no terceiro trimestre, em um sinal de que o boom da construção pode estar acabando.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrescimento econômicoExportaçõesPIB

Mais de Economia

Fed deve manter juros inalterados nos EUA até o fim do ano com pressões inflacionárias, prevê Itaú

MP do PIS/Cofins compromete segurança jurídica para exportadores, diz advogado

Diretor do BC diz no G20 que eventos climáticos graves, como o do RS, serão mais frequentes

Presidente da CNI diz que Lula afirmou que MP do PIS/Cofins será retirada ou devolvida

Mais na Exame