Economia

Exportação contribui para;alta de 54% nos desembolsos do BNDES

Mais uma vez foi o desempenho das exportações que permitiram o giro acelerado dos negócios. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, nesta sexta-feira (11/6), que os desembolsos de janeiro a maio somaram 12,7 bilhões de reais. A cifra é 54% maior que os 8,4 bilhões dos cinco primeiros meses de 2003. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

Mais uma vez foi o desempenho das exportações que permitiram o giro acelerado dos negócios. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, nesta sexta-feira (11/6), que os desembolsos de janeiro a maio somaram 12,7 bilhões de reais. A cifra é 54% maior que os 8,4 bilhões dos cinco primeiros meses de 2003. Segundo o banco, as liberações para empresas exportadoras cresceram 168%, chegando a um total de 1,6 bilhão de dólares, cerca de 5 bilhões de reais.

Os pedidos de financiamento aprovados cresceram 119% e atingiram 17,1 bilhões de reais entre janeiro e maio. Em igual período de 2003, o valor havia sido de 7,8 bilhões. Já os enquadramentos (pedidos com documentação em ordem, mas que ainda aguardam aprovação) totalizaram 21,7 bilhões de reais, valor 160% maior que o do ano passado. As cartas-consulta (manifestação de interesse das empresas em obter recursos) saltaram 190% e representaram 34,7 bilhões de reais. Segundo o BNDES, o aumento das cartas-consulta reflete a disposição do empresariado de realizar futuros investimentos.

A indústria ficou com 6 bilhões de reais dos 12,7 bilhões liberados até maio. A cifra indica crescimento de 60% sobre os cinco primeiros meses de 2003. O destaque ficou para o segmento de material de transporte (veículos automotores, embarcações, aeronaves, equipamentos ferroviários, etc), que obteve 2,8 bilhões. A agroindústria conseguiu 986 milhões, 71% mais que em 2003.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade