Economia

Estrangeiros gastaram mais com cartão no país que brasileiros lá fora

Os gastos com cartão de crédito realizados por estrangeiros que visitaram o Brasil no ano passado, de 2,3 bilhões de dólares, superaram pela primeira vez em cinco anos os realizados por brasileiros no exterior, que somaram 2,2 bilhões. A informação é da Credicard e foi divulgada nesta terça-feira (6/4). As transações internacionais incluem os gastos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h17.

Os gastos com cartão de crédito realizados por estrangeiros que visitaram o Brasil no ano passado, de 2,3 bilhões de dólares, superaram pela primeira vez em cinco anos os realizados por brasileiros no exterior, que somaram 2,2 bilhões. A informação é da Credicard e foi divulgada nesta terça-feira (6/4). As transações internacionais incluem os gastos com cartões efetuados nas bandeiras internacionais MasterCard, Visa, Diners Club International e American Express.

Em relação a 2002, o total de gastos dos estrangeiros no país cresceu 18% e representou 2,7% do total de 82,7 bilhões de reais movimentado pelo mercado de cartões no ano. Já os gastos dos brasileiros no exterior sofreram uma queda de 3% em relação a 2002 e também responderam por 2,7% do valor total movimentado. Em 2002,esse percentual foi de 3,3%.

O recorde, entretanto, foi registrado em 1998, quando os gastos dos brasileiros pagos com cartão lá fora chegaram a 10,9% do volume movimentado pelo mercado brasileiro de cartões.

A Credicard também divulgou que o mercado nacional de cartões deverá faturar cerca de 7,3 bilhões de reais em abril, um crescimento de 15,5% em relação ao mesmo mês de 2003. Na comparação com março, no entanto, mês de mais gastos devido à volta às aulas e ao maior número de dias úteis, essa receita deve ser 4% menor.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional