Economia

Emissão de cheques sem fundos é a menor desde 1997

São Paulo - O número de cheques devolvidos em fevereiro foi o menor em 13 anos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. No mês passado, foram devolvidos 1,607 milhão de cheques emitidos no Brasil, o menor número absoluto desde março de 1997, quando 1,419 milhão de cheques voltaram por falta […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

São Paulo - O número de cheques devolvidos em fevereiro foi o menor em 13 anos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. No mês passado, foram devolvidos 1,607 milhão de cheques emitidos no Brasil, o menor número absoluto desde março de 1997, quando 1,419 milhão de cheques voltaram por falta de fundos. No entanto, considerando o número de cheques devolvidos em relação ao total de compensados, a taxa de fevereiro manteve-se estável em relação à de janeiro, em 1,85%. É o patamar mais baixo em 17 meses, desde setembro de 2008.

A estabilidade da relação entre cheques compensados e devolvidos nos dois primeiros meses deste ano, apesar do menor número absoluto de fevereiro, é explicada pelo fato de que, no mês passado, também foram compensados 86,69 milhões de cheques, quase 4 milhões de cheques a menos que os 90,58 milhões de janeiro.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda no número de cheques devolvidos é consequência do crescimento econômico, em especial o registrado a partir do segundo semestre de 2009. O aumento dos níveis de emprego e renda são fatores determinantes para a queda na inadimplência.

Pela segunda vez seguida em 2010, o Amapá lidera o ranking com o maior porcentual de cheques devolvidos, com 13,59%. Roraima (10,15%), Maranhão (9,31%) e Acre (8,29%) vieram em seguida. Também pela segunda vez no ano, São Paulo é o Estado com o menor porcentual, 1,41%, seguido pelo Rio de Janeiro (1,54%), Santa Catarina (1,62%) e Paraná (1,65%).

Acompanhe tudo sobre:BancosClasse CFinançasReal

Mais de Economia

Governo avalia usar saldo de Itaipu para isentar contas de luz de consumidores do Rio Grande do Sul

Efeitos das enchentes no RS na economia serão sentidos no PIB e nos preços, diz secretário

Petrobras: novo modelo de venda a distribuidoras deve reduzir preço do gás em até 10%

Petrobras anuncia redução nos preços do gás natural

Mais na Exame