Economia

Economia da Colômbia recua 20,06% em abril devido a coronavírus

Diante da crise provocada pelo coronavírus, o governo da Colômbia espera que a economia recue 5,5% este ano

Presidente da Colômbia, Ivan Duque, nega possibilidade de intervenção militar na Venezuela (Richard Bord/Getty Images)

Presidente da Colômbia, Ivan Duque, nega possibilidade de intervenção militar na Venezuela (Richard Bord/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 18 de junho de 2020 às 14h21.

Priorizar nos meus resultados Google

A economia da Colômbia teve contração de 20,06% em abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior, uma vez que o país sentiu os efeitos de um bloqueio nacional para conter o coronavírus, informou a agência de estatísticas do governo colombiano nesta quinta-feira.

O presidente do país, Iván Duque, declarou uma quarentena nacional para conter a propagação da doença no final de março. Embora algumas restrições tenham sido relaxadas recentemente, o bloqueio está programado para durar até 1º de julho.

A economia do país andino cresceu 1,1% no primeiro trimestre do ano, após uma forte expansão em janeiro e fevereiro ter sido compensada pelo início das medidas contra a pandemia em março.

Milhares de empresas colombianas fecharam suas portas, o desemprego aumentou e o governo -- que abandonou seus limites de déficit fiscal para 2020 e 2021 -- espera que a economia recue 5,5% este ano.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaCrise econômicaCoronavírus

Mais de Economia

Aneel mantém bandeira verde: entenda o que isso muda na sua conta de luz

Desemprego cai a 5,2% no Brasil, menor taxa para um 3º trimestre desde 2012

CBS de 11,3% surpreende e acende alerta para IVA de 30%, dizem tributaristas

Gasolina, diesel e gás de cozinha mais caro em 2027; veja qual será a alta e impacto no IPCA