Economia

Déficit da Previdência atinge 19 bilhões de reais

Valor acumulado no ano é 13,6% maior do que o total registrado no primeiro semestre de 2005

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h18.

A Previdência Social acumulou um déficit de 19,02 bilhões de reais nos primeiros seis meses deste ano. O valor é 13,6% maior do que o prejuízo acumulado no primeiro semestre de 2005, que chegou a 16,73 bilhões de reais.

Apesar do rombo crescente na comparação dos semestres, o déficit previdenciário teve queda de 4,6%, em junho se comparado com o mês de maio. O saldo negativo no mês passado foi de 3,15 bilhões de reais, resultado da diferença entre a arrecadação líquida de 9,65 bilhões de reais, e a despesa com benefícios pagos, de 12,81 bilhões de reais.

O bom desempenho da arrecadação foi o que provocou a redução do déficit de um mês para outro. O aumento foi devido, especialmente, à melhoria do mercado de trabalho e ao esforço do governo federal no combate à sonegação. De acordo com Helmut Schwarzer, secretário de Políticas de Previdência Social, há uma tendência de que o prejuízo diminua ao longo dos próximos meses. "As projeções para este ano já contemplam um crescimento bastante importante da arrecadação", diz. "No ano passado, a arrecadação foi de 108 bilhões de reais. Para 2006 a projeção é de que a receita alcance 119 bilhões de reais", afirma.

As informações são da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

EUA divulga payroll de agosto nesta sexta — e que pode ser crucial para o Fed

Senado marca sabatina de Galípolo para 8 de outubro, dia em que indicação será votada no plenário

Lula diz que acordo com Vale sobre desastres em Minas Gerais será resolvido até outubro

Alckmin descarta risco de faltar energia no Brasil, mas reconhece maior seca desde 1950

Mais na Exame