Economia

Cumprimento das metas ajuda Brasil a reduzir sua dívida, diz FMI

Para Charles Collins, chefe da missão que está em Brasília, superávit fiscal maior que o acertado com o fundo acelera a redução da dívida pública

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h19.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está satisfeito com a capacidade do Brasil de cumprir as metas fiscais e controlar as contas públicas. Charles Collins, chefe da missão do FMI que está em Brasília, destacou nesta sexta-feira (5/11) que a geração de um superávit fiscal maior que o acertado com o fundo (4,5%) ajuda a reduzir mais rápido a dívida pública do país.

"Isso é muito positivo e tem ajudado o Brasil a fortalecer sua posição no cenário internacional", afirmou Collins. Pela manhã, a missão do FMI reuniu-se com representantes do Ministério da Fazenda. O ministro Antonio Palocci só deve se encontrar com a equipe de Collins na próxima semana.
A missão chegou a São Paulo na quarta-feira (3/11) e seguiu para Brasília ontem (4/11). O grupo deve permanecer no Brasil até o dia 10 de novembro, realizando reuniões com representantes do governo para levantar informações sobre a situação da economia local.

Esta é a nona e penúltima revisão do acordo assinado com o FMI em setembro de 2002, no valor de 40,1 bilhões de dólares, e renovado em dezembro do ano passado. O acordo vence em dezembro deste ano e, em diversas ocasiões, Palocci já manifestou a possibilidade de o governo não renová-lo.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional