Crescimento da atividade industrial da China desacelera em outubro
Embora mais lento, resultado sugere que a economia do país continua em trajetória de recuperação
Reuters
Publicado em 31 de outubro de 2020 às 15h48.
A atividade industrial da China expandiu a um ritmo ligeiramente mais lento em outubro mas ficou acima das expectativas de analistas, sugerindo recuperação contínua da economia do choque provocado pelo coronavírus.
Quer entender a evolução da pandemia e o cenário de reabertura do país? Acesse a EXAME Research
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria da China caiu a 51,4 em outubro ante um índice de 51,5 em setembro, de acordo com dados da Agência Nacional de Estatísticas divulgados neste sábado (31), permanecendo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
Analistas esperavam queda para 51,3, mas disseram que uma recuperação mais ampla ainda parece estar nos trilhos.
Os dados, particularmente de novas encomendas de exportação , indicam que os números de comércio de outubro devem permanecer fortes, disse Zhou Maohua, analista do China Everbright Bank, em nota.
Entretanto, a disseminação da epidemia no exterior pode aumentar as incertezas para as exportações chinesas nos próximos meses, completou.
O vasto setor industrial da China está voltando a níveis vistos antes de a pandemia ter paralisado grandes partes da economia.
Já o PMI de serviços mostrou que a atividade do setor expandiu pelo oitavo mês seguido, atingindo o nível mais alto desde outubro de 2013, já que a retirada das restrições a reuniões e movimentação ajudavam a demanda do consumidor.