CPI dos EUA sobe 0,2% em junho, e inflação anual desacelera a 3%
O resultado ficou abaixo da mediana de analistas do mercado, de alta de 0,3%
Redação Exame
Publicado em 12 de julho de 2023 às 10h14.
Última atualização em 12 de julho de 2023 às 10h17.
O índice de preços ao consumidor ( CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% em junho ante maio, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quarta-feira pelo Departamento do Trabalho. O resultado ficou abaixo da mediana de analistas do mercado, de alta de 0,3%.
Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, também avançou 0,2% na comparação mensal de junho, vindo igualmente abaixo do consenso do mercado, de ganho de 0,3%.
- Payroll: EUA cria 209 mil vagas de trabalho em junho, e taxa de desemprego cai a 3,6%
- Ibovespa sobe após inflação nos EUA sair abaixo do esperado
- Inflação ao consumidor dos EUA, JBS anuncia dupla listagem, OPA da EDP e o que mais move o mercado
- Itaúsa (ITSA4) rescinde acordo com XP e prevê efeito positivo de R$ 860 milhões em balanço
- Audiência do Senado com Campos Neto será em 3 de agosto, diz Lindbergh após reunião com Pacheco
- Calendário Bolsa Família em julho: veja datas de pagamento
Na comparação anual, o CPI dos EUA subiu 3% em junho, desacelerando em relação ao aumento de 4% de maio. Já o núcleo do CPI teve incremento anual de 4,8% no mês passado, também perdendo força ante o avanço de 5,3% de maio.
Tanto o CPI anual de junho quanto seu núcleo ficaram abaixo das expectativas de mercado, de +3,1% e +5%, respectivamente.
Reflexo nas decisões do Fed
Para a próxima decisão do Fed, o mercado precifica nesta manhã uma probabilidade de 94,2% de maio uma alta de 0,25 ponto percentual (p.p.), que levaria a taxa de juro americana para o intervalo entre 5,25% e 5,50%. O cenário para as reuniões seguintes, no entanto, segue dividido. Enquanto metade das apostas são de mais uma alta de 0,25 (p.p.) até o fim do ano, outra metade espera que o ciclo de aperto encerre já na próxima reunião.