Confiança do consumidor termina o ano na máxima em quase cinco anos

Dados foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas nesta sexta-feira

São Paulo - A confiança do consumidor brasileiro encerrou o ano na máxima em quatro anos e oito meses diante da melhora da percepção sobre a situação atual, apesar do endividamento das famílias, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

Com alta de 0,6 ponto em dezembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) terminou o ano a com 93,8 pontos, o maior nível desde abril de 2014.

"O ano de 2018 foi difícil para os consumidores, mas fecha com uma sequência de resultados positivos que sinalizam uma recuperação da confiança. Após três meses de altas, o consumidor percebe uma melhora da situação atual, com inflação em queda, taxas de juros estáveis, maior acesso ao crédito e maior oferta de emprego", disse em nota a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt.

No mês, o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,4 pontos, chegando a 77 pontos, o maior nível desde maio de 2018.

O Índice de Expectativas (IE), no entanto, registrou uma queda de 0,8 ponto, chegando a 105,6 pontos.

"O endividamento das famílias mantém-se elevado e, talvez por isso, neste mês, os consumidores tenham reavaliado o ganho expressivo das expectativas observado nos meses anteriores. Aparentemente, aguarda-se 2019 para voltarem a consumir com mais ímpeto", completou Viviane Seda.

O país enfrentou um ano de altos e baixos, com a atividade econômica mostrando dificuldades em imprimir um ritmo forte diante do nível alto de desemprego, mas ao mesmo tempo com a inflação permanecendo em níveis baixos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.