Economia

Confiança de CEOs nos EUA cai ao menor nível em 3 anos

O índice CEO Economic Outlook caiu para 66 no terceiro trimestre, ante os 89,1 do segundo, na maior queda registrada na história do levantamento


	A pesquisa é divulgada menos de dois meses antes das eleições presidenciais nos EUA
 (Jonathan Ferrey/Getty Images)

A pesquisa é divulgada menos de dois meses antes das eleições presidenciais nos EUA (Jonathan Ferrey/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2012 às 13h41.

A confiança dos presidentes-executivos nos Estados Unidos sobre a economia caiu fortemente no terceiro trimestre e é agora tão desanimadora quanto foi logo após a última recessão global, com mais planos de cortes de empregos nos próximos seis meses, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Business Roundtable nesta quarta-feira.

O índice CEO Economic Outlook caiu para 66 no terceiro trimestre, ante os 89,1 do segundo, na maior queda registrada na história do levantamento de uma década.

A confiança caiu ao seu nível mais baixo desde o terceiro trimestre de 2009, quando os EUA tinham acabado de sair da sua maior recessão em 80 anos, mas se manteve acima da marca de 50, que separa o crescimento do declínio.

Trinta e quatro por cento dos presidentes-executivos dos EUA esperam cortes de empregos nos próximos seis meses, acima dos 20 por cento do trimestre anterior, enquanto 30 por cento pretendem aumentar investimentos, ante 43 por cento da pesquisa anterior.

Cinquenta e oito por cento esperam que suas vendas aumentem ao longo do período, ante 75 por cento na última pesquisa.

A pesquisa é divulgada menos de dois meses antes das eleições presidenciais nos EUA, em que uma economia fraca e uma elevada taxa de desemprego estão sendo elementos-chave para a escolha dos eleitores entre o atual presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney.

Investidores terão mais detalhes sobre a visão de executivos de grandes empresas dos EUA sobre o ambiente econômico no próximo mês, quando companhias incluindo Alcoa, JPMorgan e General Electric divulgarão resultados trimestrais.

A pesquisa consultou 138 presidentes-executivos entre 30 de agosto e 14 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaCrise econômicaCrises em empresasEstados Unidos (EUA)ExecutivosPaíses ricos

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame