Economia

Começa reunião do Copom

As medidas tomadas pelo Banco Central para conter o mau humor (exagerado, na opinião da maioria dos analistas) do mercado finalmente fizeram efeito. Depois do dólar ceder 1,18% e a Bovespa registrar alta de 2,04%, as atenções agora estão voltadas para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que começa hoje (18/06). O dia […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

As medidas tomadas pelo Banco Central para conter o mau humor (exagerado, na opinião da maioria dos analistas) do mercado finalmente fizeram efeito. Depois do dólar ceder 1,18% e a Bovespa registrar alta de 2,04%, as atenções agora estão voltadas para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que começa hoje (18/06). O dia pode não ser tão calmo como ontem, mas o bom desempenho do último pregão ainda deve respingar nos negócios de hoje. E, com o Copom, o tom é sempre de espera.

"É importante que o humor mude para melhor, pois o que partiu de uma instabilidade do mercado financeiro pode passar para a economia real, na medida em que a taxa de câmbio ganhe corpo em um patamar mais elevado, elevando os riscos de inflação e reduzindo os graus de liberdade para o BC reduzir os juros básicos", afirmam analistas do Lloyds TSB. A avaliação da instituição é que a queda do juro básico de 18,5% para 18,25%, que era tida como certa há menos de duas semanas, ficou pouco provável pela piora acentuada do clima no mercado financeiro. "Acreditamos que a retomada da queda dos juros será postergada mais uma vez", dizem.

Sem eventos importantes para hoje -- além da reunião do Copom -- os mercados ficam de olho nos Estados Unidos, que divulgam o núcleo do índice de preços ao consumidor de maio e o índice de novas construções, também de maio.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade