Exame Logo

Com promessa de redução de juros, Câmara aprova marco legal das garantias; texto vai à sanção

Se aprovada sem alterações, proposta segue agora para sanção presidencial. Texto tem por objetivo melhorar a oferta de garantias na concessão de crédito

Câmara dos Deputados (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Agência Câmara)
Antonio Temóteo

Repórter especial de Macroeconomia

Publicado em 3 de outubro de 2023 às 20h43.

Última atualização em 3 de outubro de 2023 às 21h52.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 3, com 305 votos favoráveis e 11 contrários, o marco legal das garantias.A proposta tem por objetivo melhorar a oferta de garantias na concessão de crédito para reduzir os juros e tornar a recuperação desses bens mais eficientes em caso de calote. O projeto segue agora para sanção presidencial.

O texto afasta a possibilidade de penhora da casa própria, como previa a redação original elaborada durante o governo Jair Bolsonaro. A proposta também determina que será possível utilizar um mesmo imóvel como garantia em diferentes empréstimos.

Veja também

A proposta também manteve o monopólio da Caixa em operações de penhor. O relatório da Câmara abria esse mercado. O Senado também suprimiu do texto o serviço de gestão especializada de garantias.

Instituições Gestoras de Garantias (IGGs) seriam as responsáveis pela operacionalização do serviço e o funcionamento dependeria de autorização do Banco Central, a partir de critérios definidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Veja abaixo os principais pontos do texto:

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGarantiasCréditoJuros

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame