Economia

CNI: otimismo da indústria bate recorde em janeiro

Brasília - O otimismo entre industriais brasileiros atingiu em janeiro o nível recorde, informou nesta manhã a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de confiança do empresário industrial (ICEI) do mês chegou aos 68,7 pontos, em uma escala que vai de zero a 100. Trata-se da maior taxa desde que o indicador começou a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Brasília - O otimismo entre industriais brasileiros atingiu em janeiro o nível recorde, informou nesta manhã a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de confiança do empresário industrial (ICEI) do mês chegou aos 68,7 pontos, em uma escala que vai de zero a 100. Trata-se da maior taxa desde que o indicador começou a ser calculado, em 1999.

Segundo a CNI, a pontuação representa um crescimento de 2,8 pontos em relação à pesquisa anterior, de outubro de 2009, e uma elevação de 21,3 pontos em relação ao ICEI de janeiro do ano passado. Em nota, a CNI ressalta que a confiança apurada há um ano havia sido a menor da série histórica, por causa da crise internacional.

Segundo a entidade, o maior aumento da confiança se deu entre as pequenas empresas. Nessa categoria, o ICEI passou de 63,1 pontos em outubro do ano passado para 66,7 em janeiro deste ano. Entre as grandes empresas, o índice que mede a confiança subiu de 68,1 pontos para 70,1 pontos, no mesmo período.

A CNI ressalta que a melhora geral do otimismo se deu principalmente pela recuperação da avaliação em relação à situação atual, tanto da economia brasileira quanto da própria empresa. Assim, o índice que mede como os empresários veem as condições atuais ante os seis meses anteriores passou dos 60,5 pontos de outubro para 62,7 em janeiro.

Já o indicador que mede as expectativas para os próximos seis meses (tanto para a economia nacional quanto para a empresa) subiu de 68,7 pontos para 71,8, na mesma base de comparação. A pesquisa da CNI foi feita entre os dias 4 e 22 de janeiro e ouviu 1.431 empresas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Moody’s eleva nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1 e mantém perspectiva positiva

Comércio paulista cresce 14,3% nos primeiros oito meses de 2024

Lista de ‘bets’ regulares está passando por análise criteriosa, diz secretário

Congresso tem de votar lei que indenize passageiro por atraso ou cancelamentos de voo, diz executivo