Economia

Ciro perde 5 pontos; Serra sobe e há empate técnico, diz Ibope

O início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV mexeu com o desempenho dos principais candidatos à Presidência da República, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira à noite. Ciro Gomes, da Frente Trabalhista, perdeu 5 pontos, oscilando de 26% para 21%. O tucano José Serra, que tem o maior tempo de TV, saltou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h17.

O início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV mexeu com o desempenho dos principais candidatos à Presidência da República, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira à noite. Ciro Gomes, da Frente Trabalhista, perdeu 5 pontos, oscilando de 26% para 21%. O tucano José Serra, que tem o maior tempo de TV, saltou de 11% para 17% na preferência do eleitorado. Os dois candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar, já que a margem de erro da pesquisa é de 2,2%.

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que praticamente não sofreu ataques durante o horário eleitoral e tem o segundo maior tempo de TV, manteve os mesmos 35% das intenções de voto. A candidatura de Anthony Garotinho, do PSB, oscilou um ponto, segundo o Ibope. O presidenciável evangélico subiu de 10% para 11%.

Os números do Ibope confirmam a tendência apontada na pesquisa Vox Populi também divulgada nesta terça. O levantamento mostra queda de 7 pontos percentuais do candidato Ciro Gomes (PPS) e alta de 5 pontos de José Serra (PSDB), quando comparada com pesquisa anterior do mesmo instituto. Pelo Vox Populi, Serra passou de 10% para 15% e Ciro caiu de 32% para 25%.

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, sustenta a liderança -- perdeu um ponto percentual e está agora com 34%.

Nas simulações de segundo turno, os dois institutos de pesquisa mostram que Lula derrotaria todos os adversários. O petista, que nas pesquisas anteriores perderia para Ciro Gomes, agora sairia vencedor. Pelo Vox Populi, Lula teria 47% e Ciro, 39%. Pelo Ibope, a vitória seria por 47% a 41%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional