Cinco de sete capitais registram inflação menor em abril

O maior decréscimo foi observado em Brasília, cuja taxa passou de 0,59%, na semana de 22 de abril, para 0,36%, na de 30 de abril

Rio de Janeiro - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) diminuiu em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na última semana de abril. De acordo com dados divulgados hoje (3), o maior decréscimo foi observado em Brasília, cuja taxa passou de 0,59%, na semana de 22 de abril, para 0,36%, na de 30 de abril.

O IPC-S também ficou menor em Salvador (de 0,31% para 0,17%), Recife (de 0,61% para 0,56%), Porto Alegre (de 0,61% para 0,56%) e São Paulo (de 0,58% para 0,51%), que é a capital com maior peso na formação do índice.

Por outro lado, em Belo Horizonte a taxa aumentou de 0,47% para 0,52% e no Rio de Janeiro, de 0,68% para 0,70%.

O IPC-S mede, toda semana, a inflação mensal nas classes de despesa alimentação; habitação; vestuário; saúde e cuidados pessoais; educação, leitura e recreação; transportes; e despesas diversas. Na leitura da última semana de abril, a taxa média ficou em 0,52%, 0,05 ponto percentual abaixo da divulgada na apuração anterior.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.