Economia

China quer financiar ferrovia brasileira e receber soja

A China planeja investir em infra-estrutura ferroviária no Brasil e receber em troca soja, álcool e algodão. Uma delegação chinesa está no Brasil e discutiu o financiamento da construção de ferrovias no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta quarta-feira (4.2). Segundo o gerente da China Base Jake Import and Export, Yang Wei Jian, a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

A China planeja investir em infra-estrutura ferroviária no Brasil e receber em troca soja, álcool e algodão. Uma delegação chinesa está no Brasil e discutiu o financiamento da construção de ferrovias no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta quarta-feira (4.2).

Segundo o gerente da China Base Jake Import and Export, Yang Wei Jian, a China tem uma reserva para investimentos internacionais de 400 bilhões de dólares. O interesse chinês no Brasil se explica, entre outros motivos, no fato de a demanda anual chinesa por soja chegar a 30 milhões de dólares. Jian informou que os empreendedores têm condições de garantir um custo 30% inferior em razão do uso de tecnologias avançadas.

Os primeiros protocolos de intenção devem ser assinados em maio, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para a China. Segundo o secretário-executivo do ministério, Amauri Dimarzio, alguns negócios já estão sendo fechados com cooperativas de soja de São Paulo, Paraná e Goiás.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade