Economia

China pode vender controle de pequenos e médios bancos

País anuncia política que indica maiores chances de abertura do setor a estrangeiros

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h19.

A China se mostrou disposta a afrouxar o controle sobre o setor bancário ao permitir a negociação do controle de pequenos e médios bancos antes estatais. Neste fim de semana, o país anunciou uma política que manterá o controle estatal obrigatório apenas em grandes instituições.

Tang Shuangning, vice-presidente da Comissão Regulatória de Bancos Chineses, anunciou em discurso no fim de semana que a política de controle de bancos pelo estado só se aplica às grandes instituições, e não às de porte pequeno e médio.

A diretriz também pode sinalizar um avanço maior na abertura do setor a estrangeiros, que vêm pressionando para ter controle de bancos em que investem atualmente, de acordo com o britânico Financial Times.

A China tem poucos bancos privados e tem sido cautelosa ao permitir que empreendedores assumam instituições financeiras, temerosa de que recursos serão canalizados de forma imprópria para os proprietários ou associados. Atualmente os estrangeiros estão restritos a um máximo de 25% do capital social em bancos chineses.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

CPI dos EUA fica 0,2% em agosto e desacalera para 2,5% no acumulado de 12 meses

Setor de serviços cresce 1,2% em julho, acima das expectativas

Pix: Banco Central já devolveu R$ 1,1 bi para vítimas de fraudes ou falhas no sistema

Câmara tem até quarta-feira para votar reoneração da folha e cumprir decisão do STF