Acompanhe:

China crescerá menos de 6% já em 2015, diz Roubini

Economista acredita que modelo do país é "insustentável" e não deve sustentar os níveis atuais de crescimento por muitos anos

Modo escuro

Continua após a publicidade

	O economista Nouriel Roubini: ele diz que a China precisa aumentar consumo interno
 (Win McNamee/Getty Images)

O economista Nouriel Roubini: ele diz que a China precisa aumentar consumo interno (Win McNamee/Getty Images)

J
João Pedro Caleiro

Publicado em 24 de setembro de 2013 às, 12h51.

São Paulo - A China crescerá menos nos próximos anos e o ciclo de expansão das commodities provavelmente acabou. É o que acredita Nouriel Roubini, economista da Universidade de Nova York e fundador da consultoria Roubini Global Economics. 

Os comentários foram feitos ontem na 6a conferência "Inside Commodities" em Nova York. O evento é organizado anualmente pela IndexUniverse, empresa que compila e divulga dados financeiros para o mercado. As informações são da Dow Jones.

Roubini diz que o modelo atual chinês é "insustentável" e que o país precisa diminuir sua taxa de poupança. atualmente em 50% do PIB, e turbinar sua taxa de consumo interno, equivalente a 30%. 

Como este processo acontecerá de forma "mais gradual que o necessário", o crescimento econômico deve desacelerar para 7% em 2014 e para menos de 6% em 2015. Está descartado um "pouso forçado" que derrubaria o crescimento para menos de 4% ao ano.

A China cresceu 10,4% em 2010, 9,3% em 2011 e 7,8% em 2012, de acordo com dados do Banco Mundial. O Fundo Monetário Internacional projeta que o número do ano passado deve se repetir em 2013 e 2014.

Famoso por prever a crise de 2008 nos Estados Unidos, Roubini nota que o país está definitivamente se recuperando, mas que seu apelo decorre da fraqueza dos outros países desenvolvidos: "os problemas fiscais americanos são severos, mas de forma relativa, não tão severos quanto no Japão, na eurozona e no Reino Unido".

No início de setembro, Roubini publicou um artigo no Project Syndicate apontando o fim da festa e o início da ressaca entre os emergentes.

Últimas Notícias

Ver mais
'Estamos trazendo a inflação para a meta com grande sucesso', diz Campos Neto
Economia

'Estamos trazendo a inflação para a meta com grande sucesso', diz Campos Neto

Há 4 horas

China: incorporadora Country Garden atrasa balanço corporativo e suspende ação em Hong Kong
seloMercados

China: incorporadora Country Garden atrasa balanço corporativo e suspende ação em Hong Kong

Há 5 horas

Empresas chinesas de ar-condicionado investem no sudeste asiático
Mundo

Empresas chinesas de ar-condicionado investem no sudeste asiático

Há 8 horas

China processa EUA na OMC por políticas de subsídios discriminatórias para veículos elétricos
Mundo

China processa EUA na OMC por políticas de subsídios discriminatórias para veículos elétricos

Há 8 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais