Exame Logo

Calçadistas brasileiros voltam ao mercado argentino

Os exportadores brasileiros de calçados acreditam na recuperação econômica da Argentina e buscam formas de retomar o comércio com o país vizinho. A Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) volta a promover showroons na capital argentina depois de suspendê-los por dois anos. A exposição faz parte do Programa Setorial Integrado (PSI) da Agência de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h02.

Os exportadores brasileiros de calçados acreditam na recuperação econômica da Argentina e buscam formas de retomar o comércio com o país vizinho. A Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) volta a promover showroons na capital argentina depois de suspendê-los por dois anos. A exposição faz parte do Programa Setorial Integrado (PSI) da Agência de Promoção de Exportações (APEX/Brasil).

Até 2001, a Argentina era o segundo maior comprador do calçado brasileiro. Respondia em média por 8% do volume total exportado pelo Brasil. O agravamento da crise econômica no país vizinho prejudicou seriamente as relações comerciais no setor: a Argentina terminou o ano de 2002 em sétimo lugar no ranking, participando com apenas 1,1% das exportações do setor. De um ano para o outro, o número de calçados brasileiros consumido pelos argentinos despencou: passou de 20,8 milhões para 2,3 milhões de pares. A receita caiu de 132,8 milhões de dólares para e 15,7 milhões de dólares.

Veja também

Neste ano, a recuperação da economia Argentina vem reaquecendo o mercado para os exportadores brasileiros de calçados. Nos quatro primeiros meses deste ano, as vendas para clientes argentinos chegaram a 12,2 milhões de dólares (1,5 milhão de pares), o equivalente a 77,7% de todo o ano passado. Muitos empresários estão se reaproximando dos importadores argentinos para revitalizar suas relações comerciais , diz Élcio Jacometti, presidente da Abicalçados.

Na avaliação da Abicalçados, os showroom foi uma das principais ferramentas para o estímulo das exportações de calçados brasileiros para a Argentina. Até 1998, a país vizinho comprava 8 milhões de pares por ano do Brasil. A partir de janeiro da realização das mostras em 1999, os volumes foram crescendo significativamente: 12 milhões de pares em 1999, 19 milhões em 2000 e 20,8 milhões em 2001, mais de 90% do total de calçados importados pela Argentina naquele ano.

O evento ocorre de 10 a 12 de agosto, no hotel Sheraton San Martin, em Buenos Aires, e, mais uma vez, será organizado pela Fracal. A entidade reservou uma área de mil metros quadrados e espera reunir 27 empresas brasileiras. Entre os participantes já confirmados estão Crisális e Calçados Marte, do Rio Grande do Sul, Kidy, Pé com Pé e Sonho de Criança, de Birigui (interior de SP).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame